Alergia em cachorro: Você sabe identificar?

Como tutores dedicados, estamos sempre atentos ao bem-estar dos nossos cachorros. Por isso, é fundamental saber lidar com questões de saúde que podem afetar nossos pets. 

Uma dessas questões é a alergia em cachorros, uma condição que pode causar desconforto e afetar seriamente a qualidade de vida do seu animalzinho de estimação. 

A maior preocupação com doenças desse tipo, é saber entender quando, de fato, é a manifestação da alergia e quando é apenas um período de pulgas ou algo momentâneo. 

Entenda o que é alergia em cachorros, sintomas e tratamento com o conteúdo que criamos para ajudar o seu pet a ter uma vida mais saudável!

Mas o que é uma alergia em cachorro?

A alergia em cachorro é uma resposta exagerada do sistema imunológico do animal a uma substância normalmente inofensiva, chamada de alérgeno. 

Esses alérgenos podem incluir poeira, pólen, ácaros, alimentos, produtos químicos, picadas de pulgas ou até mesmo alguns materiais utilizados em acessórios para pets. 

Quando um cachorro é alérgico a um determinado alérgeno, seu sistema imunológico reage de forma exagerada, desencadeando uma série de sintomas desconfortáveis, como a coceira excessiva, comportamento agressivo e entre outros sintomas. 

Sintomas de alergia em cachorros:

Os sintomas de alergia em cachorros sempre vão variar e podem se manifestar em níveis diferentes e por causas diversas, até mesmo por genética da raça. 

As alergias podem ser divididas em 3 grandes grupos: cutâneas, digestivas e respiratórias. Mesmo sendo os tipos mais comuns, alguns cães podem ter alergia a substâncias ou até mesmo alimentos. 

O recomendado é sempre ficar de olho, fazer visitas recorrentes ao veterinário e, claro, saber o máximo possível sobre esse tipo de doença. Saiba mais sobre os sintomas abaixo: 

Alergia cutânea em cachorros 

A alergia cutânea em cachorros, também conhecida como dermatite alérgica, é uma reação alérgica da pele do cachorro a substâncias específicas, chamadas alérgenos. 

Esses alérgenos podem ser de origem ambiental, como pólen, ácaros, fungos, produtos químicos ou alimentos, ou podem ser causados por picadas de insetos, como pulgas, carrapatos e mosquitos.

Quando um cachorro é exposto a um alérgeno ao qual é sensível, seu sistema imunológico pode desencadear uma série de condições, como: 

Coceira intensa: Principal sintoma, pode ser leve ou grave, focar em regiões específicas ou ser generalizada. Observe se o seu cão se coça mais do que o normal, lambe patas ou se esfrega em móveis e objetos.

Vermelhidão e irritação: A pele pode ficar avermelhada, quente e inflamada.

Feridas e crostas: Coceira excessiva pode levar a feridas e crostas na pele, especialmente nas patas, orelhas, axilas e virilha.

Queda de pelos: Áreas com coceira intensa podem apresentar perda de pelos, podendo evoluir para falhas na pelagem.

Descamação da pele: A pele pode ficar seca e descamar, com formação de caspa.

Otite: Inflamação do ouvido, comum em alergias atópicas.

Alergia digestiva em cachorros

A alergia digestiva em cachorros, ou  alergia alimentar, é manifestada por determinados ingredientes presentes na dieta do cão. 

Essa reação alérgica pode causar uma série de sintomas gastrointestinais, como vômitos, diarreia, flatulência, cólicas abdominais, e até mesmo coceira na região do ânus. Entenda:

Diarreia: Diarreia é um sintoma comum de alergia digestiva em cachorros. Pode ser leve ou grave, e os episódios frequentes podem levar à desidratação.

Vômitos: Vômitos frequentes ou ocasionais podem ser um sinal de alergia alimentar. Isso pode ocorrer logo após a ingestão de alimentos que desencadeiam a alergia.

Flatulência excessiva: Gases em excesso costumam aparecer em quase todos os casos de alergia digestiva em cachorros, por conta da fermentação anormal no trato gastrointestinal.

Dores e cólicas abdominais: Os cachorros com alergia digestiva podem apresentar desconforto abdominal, manifestado por sinais como gemidos, relutância em se mover ou posturas encurvadas.

Perda de apetite: Por conta das dores e outros sintomas, o cachorro pode começar a comer menos se tiver alergia alimentar, levando a perda de peso. 

Alergia respiratória em cachorros 

A alergia respiratória em cachorros é uma condição comum que pode ser desencadeada por vários alérgenos presentes no ambiente. 

Esses alérgenos podem incluir poeira, pólen, ácaros, mofo, produtos químicos, fumaça, pelos de outros animais e até mesmo produtos de limpeza. 

Os sintomas podem variar muito, podendo ser mais leve ou mais grave em alguns cachorros, e se manifestar de várias maneiras. Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns:

Espirros frequentes: Cachorros com alergia respiratória podem espirrar com mais frequência do que o normal, especialmente em determinadas épocas do ano ou em ambientes específicos.

Corrimento nasal: Um corrimento nasal claro ou aquoso é comum alergia em cachorros, podendo ser intermitente ou persistente.

Coceira nos olhos e no nariz: Os cachorros alérgicos podem apresentar coceira nos olhos e no nariz devido à inflamação causada pela exposição a alérgenos.

Conjuntivite: A conjuntivite, caracterizada por olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados, pode se manifestar em casos sensíveis a alérgenos como pólen ou poeira.

Tosse: Tosse seca ou com secreção pode ocorrer em cachorros com alergia respiratória, especialmente se houver irritação na garganta devido à exposição a alérgenos.

Dificuldade respiratória: Costuma aparecer em casos mais graves, apresentando dificuldade em manter a respiração, respiração ruidosa ou ofegante.

É importante observar atentamente o comportamento e a saúde do seu cachorro e consultar um veterinário se você suspeitar que seu animal de estimação esteja sofrendo de alergias. 

Não dê nenhum remédio e nem faça tratamentos caseiros alternativos para não piorar os sintomas e prejudicar ainda mais a situação. 

Qual o tratamento de alergias em cachorros?

As alergias caninas podem ser um verdadeiro incômodo, causando até automutilação em casos mais graves. Felizmente, existem diversas opções de tratamento para aliviar os sintomas e garantir o bem-estar do seu amigo peludo.

O tratamento certo deve ser administrado sempre por um veterinário, especialmente se o seu cachorro for de raça, que pode incluir:  

1. Controle de pulgas:

  • Uso regular de produtos antipulgas para prevenir picadas e controlar a dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP); 
  • Usar  anti pulgas de boa qualidade, como coleiras, pipetas, sprays e comprimidos; 
  • Consultar regularmente o veterinário para escolher o produto mais adequado para o seu cachorro.

2. Dieta hipoalergênica:

  • Mudança da dieta para uma ração específica para animais com alergia alimentar;
  • Não nenhum tipo de alimento que esteja fora da dieta do cachorro, especialmente rações comuns;
  • Seguir as instruções do veterinário ao mudar a dieta do seu cão, pois uma mudança abrupta pode causar problemas digestivos.

3. Medicamentos:

  • Anti-histamínicos e corticóides para reduzir a coceira e a inflamação;
  • Outros medicamentos para controlar os sintomas da alergia, como antibióticos para tratar infecções secundárias ou antiácidos para proteger o estômago;
  • Seguir as instruções do veterinário quanto à dosagem e frequência dos medicamentos.

4. Imunoterapia:

  • Tratamento de longo prazo que visa dessensibilizar o animal ao alérgeno;
  • A imunoterapia é um tratamento eficaz para alergias atópicas, mas pode ser caro e demorado.

5. Cuidados com a pele:

  • Banhos com shampoos específicos para peles sensíveis;
  • Uso de hidratantes para a pele;
  • Proteção da pele contra o sol e outros agentes irritantes.

 

As alergias em cachorros podem ser uma fonte de desconforto para o seu pet, mas com o diagnóstico e tratamento adequados, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do seu amigo peludo. 

Se você suspeitar que seu cachorro está sofrendo de alergias, não hesite em consultar um veterinário para obter orientação e cuidados adequados. Com amor, cuidado e atenção, você pode ajudar seu cachorro a viver uma vida feliz e saudável, livre de alergias.

Empire Pet
24/07/2024
Sobre a loja

Empire Pet: O seu melhor consultor pet!

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

SILVEIRA E SILVA COMÉRCIO DE RAÇÕES LTDA - CNPJ: 09.579.781/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade